​​​​

TCE inicia nova etapa na obtenção do Índice de Efetividade da Gestão dos municípios sergipanos

​Mais uma etapa do processo para obtenção do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) dos municípios sergipanos foi iniciada nesta segunda, 25. O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) já recebeu os questionários respondidos pelos municípios e agora parte para a fase de validação dos dados informados.

O IEGM gera indicadores a partir de um questionário de 143 perguntas que foram respondidas pelos gestores, avaliando sete dimensões: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. A atual etapa consiste num confronto entre os dados relativos a educação e saúde, que foram inseridos pelos jurisdicionados, e dados oficiais de informação.

O Tribunal de Contas tem até o dia 31 de julho para consolidar mais esta etapa. Em seguida, as informações seguirão para o Instituto Rui Barbosa (IRB) - colaborador da construção do IEGM Brasil -, que trabalhará nos dados para a formação de uma nota de mensuração da efetividade dos serviços públicos.

O Índice foi consolidado como uma ferramenta de monitoramento e avaliação das políticas públicas. Seus resultados estarão disponíveis ao fim de todo o processo, à disposição de prefeitos, vereadores e toda a população, para que possam aferir os resultados e, até mesmo, reavaliarem as prioridades de ações municipais.

​​