​​​​

Sala para profissionais de contabilidade será inaugurada no Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) passa a dispor, em sua sede, de uma sala para uso exclusivo dos profissionais que integram o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Sergipe (CRC). A inauguração da Sala CRC/SE ocorrerá na próxima sexta-feira, 23, às 8h30min. 

Localizada no corredor de entrada do TCE, o espaço oferece suporte para os profissionais de contabilidade, que terão acesso facilitado aos sistemasDSC_4960.JPG e consultas no âmbito da Corte de Contas. 

A inauguração da Sala atende a um pleito da categoria, prontamente atendido pelo conselheiro-presidente Ulices Andrade, com o aval dos demais membros do colegiado, assim como ocorreu no último mês de abril, quando foi reativada a Sala OAB, voltada aos advogados. 

Na avaliação do presidente do CRC/SE, Vanderson Melo, que é servidor do TCE, a inauguração da Sala será o coroamento de uma antiga reivindicação da classe. 

“O Tribunal de Contas é considerado a casa da Contabilidade pela sua atuação que é julgar contas, ou seja, analisar as demonstrações contábeis, que são realizadas pelos profissionais de contabilidade. São eles que assinam e interagem com os processos dos gestores que estão protocolados e devidamente autuados no Tribunal”, explica Vanderson.

Homenageado

A Sala CRC/SE leva o nome do contador Almir Pereira Biriba, antigo servidor do TCE falecido no último mês de julho. A homenagem foi definida em sessão plenária extraordinária do Conselho Regional de Contabilidade. Ele foi secretário-geral do TCE (espécie de Diretor Geral) e conselheiro do CRC, além de ter atuado na Contabilidade Pública em diversos órgãos.

Antes da escolha, houve consultas aos conselheiros do CRC para que nomes fossem disponibilizados e que preenchessem alguns requisitos como de ligação com o Tribunal de Contas, com a Contabilidade Pública e com o próprio Conselho. Segundo Vanderson, dos três nomes da lista, o que mais aglutinou informações necessárias nestes requisitos foi o de Almir.
​​