​​​​

​​​Conselheiro reconhece município que obteve melhor desempenho na correlação entre Ideb e custo-aluno

O conselheiro Clóvis Barbosa, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), esteve reunido na manhã dessa terça-feira, 20, com o prefeito de Itabaianinha, Danilo Alves de Carvalho, mais conhecido como Danilo de Joaldo, para parabenizá-lo pela primeira colocação do município em relação à eficiência no investimento na educação. O resultado foi obtido através do estudo técnico realizado pelo Ministério Público de Contas, que fez a relação entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a quantidade de recursos investidos por aluno.

Na reunião, Clóvis Barbosa aproveitou para saber um pouco mais das ações realizadas pelo prefeito na área da educação. “Esta experiência de _MG_2216.JPGItabaianinha vai irradiar para outros municípios. Nós pretendemos melhorar cada vez mais a educação no Estado. Sabemos que o nosso Ideb é um dos piores do país, mas que tem tido um esforço dos gestores em vários municípios sergipanos para melhorar a prestação de serviço nesta área educacional”, disse o conselheiro.  

Em relação aos municípios que não obtiveram o mesmo êxito, sobretudo, aos que são circunvizinhos a Itabaianinha, o conselheiro disse que irá enviar alguns técnicos com experiência na área para dar um suporte maior. 

O prefeito ficou satisfeito pelo reconhecimento do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas em relação ao que o município vem realizando. “Fizemos questão de trazer toda nossa equipe pedagógica para participar deste reconhecimento. Nós sabemos que a educação também feita pelas merendeiras, porteiros, motoristas, professores, técnicos, secretários, gestores, pela família e pelos alunos”, pontuou o gestor de Itabaianinha.  

Instrução e cobrança

Ele destacou também a atuação do TCE, que sempre acompanha os municípios com instrução e cobrança. “O Tribunal tem sido um parceiro na _MG_2433.JPGnossa gestão e a gente fica satisfeito pelo compromisso do Tribunal não só com Itabaianinha, mas com todos os municípios [...] todas as dúvidas que surgem temos este apoio do Tribunal para fazer da melhor forma possível”, afirma Danilo. 

O procurador-geral João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello também esteve na reunião e disse que as ações efetivadas em Itabaianinha podem trazer bons resultados, inclusive, para outros municípios. “É importante parabenizar aqueles gestores que produzem bons serviços públicos a sociedade. Como todos sabem, a educação é algo extremamente relevante para o futuro de cada município do estado. É importante este apoio e a preocupação do Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas em relação a este tema”, ressaltou.  

Sobre o estudo preliminar, João Augusto disse que foi enviado para a Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviço (DCEOS), mais precisamente para a Coordenadoria de Auditoria Operacional, a fim de que os números sejam validados, ampliados e continuamente propagados. “A divulgação pode, inclusive, estimular que outros municípios persigam este objetivo em relação a educação”, acredita Bandeira.  

​​