​​​​

​Tribunal promove palestra para servidores sobre prevenção ao câncer de próstata

Em alusão ao Novembro Azul, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) promoveu uma palestra sobre o câncer de próstata, na manhã desta quarta-feira, 21, no auditório da Escola de Contas, com o oncologista clínico William Giovanni Soares. A ideia foi conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção e quebrar alguns tabus com enfoque na saúde do homem. O encontro foi aberto pelo conselheiro Ulices Andrade, presidente da Corte de Contas. 

Procurar um urologista, discutir sobre o toque retal e a questão do Antígeno Prostático Específico (PSA), que é um teste feito pelo sangue, são _MG_4558.JPGalguns dos cuidados que todo homem precisa ter para se prevenir do câncer de próstata, segundo o oncologista William Giovanni. “São exames que têm um calendário que deve ser feito e respeitado de acordo com a história do paciente. Tem que saber se o paciente tem algum histórico familiar da doença, depende da idade e de outros fatores de riscos que possa apresentar”, explica.  

Durante a palestra, Giovanni ressaltou a importância da prevenção também de outros tumores que acometem o homem. As principais iniciativas são fazer atividade física, ter alimentação saudável, não fumar, e se expor ao sol com cuidado, usando protetor solar. “São medidas relativamente simples e que trazem um impacto muito grande”, afirma Giovanni.  
 _MG_4590.JPG
O assistente de Serviços Administrativos do TCE, Jorge Luiz, 55, fez questão de acompanhar a palestra e saber mais sobre o assunto. “Sou diferente de muitos homens que ainda têm o raciocínio dos nossos pais e avós, de não cuidar da saúde. Sei que fazer exame preventivo de próstata é um tabu, mas não penso em tabu, penso em saúde. Acho que isto é ser moderno. Há 10 anos, comecei a me cuidar. Quero é viver mais. Tenho de me informar, fazer os exames preventivos e conhecer o máximo sobre os problemas de saúde do homem para que consiga ter uma qualidade de vida e sobrevida maior que os meus pais e avós tiveram”, declarou Jorge.
_MG_4712.JPG
Coordenador do Serviço Médico e Odontológico do TCE, Tiago Góes Rebouças Souza explica que o Tribunal vem sempre se empenhando em trazer saúde aos seus servidores. “Assim como tivemos no Outubro Rosa um cuidado com a saúde da mulher, que foi a palestra com a doutora Camila, também resolvemos promover uma palestra no Novembro Azul, trazendo um convidado de fora para falar um pouco sobre o câncer e o cuidado com o homem”, disse o coordenador.    

Estiveram presentes durante o evento, a conselheira Susana Azevedo; o diretor de Modernização e Tecnologia, Edson Brasil;  a diretora Técnica Patrícia Verônica e a diretora Administrativa e Financeira, Ana Cristina Guimarães.   

​​