​​​​

TCE integra campanha sobre destinação de parte do IRPF para instituições filantrópicas


3001-FundoSocial (6).png
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) passará a integrar a série de órgãos e instituições que têm se somado para conscientizar os sergipanos acerca da possibilidade de destinar parte do imposto de renda para aplicação em projetos de proteção e desenvolvimento social e cultural de crianças e adolescentes.

A adesão da Corte à causa foi estabelecida na manhã desta quarta-feira, 30, quando o conselheiro-presidente Ulices Andrade recebeu em seu gabinete a vice-governadora, Eliane Aquino, e o delegado da Receita Federal em Sergipe, Marlton Caldas de Souza, além de representantes dos conselhos Federal e Regional de Contabilidade, e de secretarias municipal e Estadual voltadas à inclusão social. 

A visita teve continuidade no gabinete do procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello. 

3001-FundoSocial (18).png
Junto ao conselheiro-presidente, foi solicitado do Tribunal apoio no sentido de que seja feita uma ampla divulgação. "Sabemos que esta é uma causa justa, embora, na prática, seja pouco difundida no país. Portanto, faremos nossa parte contribuindo com essa divulgação entre os servidores", comentou o conselheiro Ulices Andrade, que já deixou agendada uma palestra sobre o tema para o próximo dia 20, às 10h, no auditório do Tribunal. 

A explanação deverá ser conduzida por Marlton Caldas, que enfatizou que, ao optar por fazer a destinação descontando do Imposto de Renda, o contribuinte não pagará mais imposto nem terá sua restituição diminuída. "Não há alteração no cálculo, apenas o contribuinte está carimbando uma pequena parcela de 3% do seu imposto de renda - que vai sair de qualquer jeito -, para esses fundos sociais", explica. 
3001-FundoSocial (13).png
Conforme a vice-governadora, a participação do TCE é fundamental para o êxito da ação. "Estamos fazendo uma junção de esforços e o que queremos é informar o maior número de potenciais parceiros, fazer de uma forma que a gente consiga ajudar as entidades com total controle e transparência", destacou Eliane Aquino.

Também entre os presentes na reunião estavam o presidente do CRC/SE, Vanderson Melo; a secretária Municipal da Assistência Social, Rosane Cunha; a secretária de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho, Lêda Lúcia Couto; e a integrante do Conselho Federal de Contabilidade, Maria Salete Barreto Leite.
​​