Técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE) visitaram a Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT) do TCE de Sergipe (TCE/SE) nesta segunda e terça-feira, dias 8 e 9, com o intuito de conhecer a estrutura tecnológica e as ferramentas utilizadas pelo órgão em áreas como Recursos Humanos e Processo Eletrônico, bem como a integração com os jurisdicionados por meio do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres).
A comitiva cearense teve à frente o secretário de administração do TCE/CE, José Auriço Oliveira, acompanhado do secretário de Tecnologia da Informática, José Alexsandre Fonseca, e do analista de Controle Externo, Marcos Teixeira.
Os representantes do TCE/CE estiveram presentes no 2º Encontro Técnico de TI dos Tribunais de Contas, no Rio de Janeiro, realizado no mês passado, onde ficaram surpreendidos com os avanços tecnológicos apresentados pelos técnicos do TCE/SE. “Nós estamos com uma necessidade, principalmente, na área administrativa em relação à Folha de Pagamento/Recursos Humanos e assim atender ao eSocial [Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas]. Vimos que aqui já tem uma solução e já estão bem avançados nesta área”, explicou Auriço Oliveira.
Já o TCE/SE também irá se beneficiar com essa interação entre as áreas tecnológicas nos segmentos de análise de aposentadorias e prestações de contas, além de informações em relação ao Teletrabalho.
“A gente está investindo fortemente em tecnologia e participando de diversos encontros nacionais; sempre que apresentamos nossas opções de trabalho de auditoria, existe interesse de outros órgãos, como nós também temos interesse em alguns casos específicos e vamos atrás de informações”, disse o diretor de Modernização e Tecnologia do TCE/SE, Edson Brasil.
Ainda sobre a interação de expertises, o coordenador de Modernização do TCE/SE, Miguel Melo, destacou que a comitiva ficou muito interessada com o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres). "Eles vão querer levar para o Ceará o Sagres, com os relatórios de auditoria, principalmente, a parte do acúmulo de cargos, dos vínculos", afirmou Miguel.
Participaram ainda das reuniões pelo TCE/SE, a diretora Administrativa e Financeira, Ana Cristina Guimarães; a coordenadora de gestão de pessoas, Antonisete de Oliveira; o gerente de Sistemas, Pedro Neto; o gerente de projetos, Valmor Barreto; e o analista de Controle Externo II, Rodrigo Otávio.