​​​​

IEGM: Municípios sergipanos têm até terça-feira para responder questionário

Dos 75 municípios sergipanos, 65 já estão em fase de finalização do envio eletrônico dos questionários do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) cujo prazo se encerra nesta terça-feira, 30 de abril. Para responder, basta acessar o site do TCE/SE (www.tce.se.gov.br/iegm/inicio), opção “Questionários”. Os códigos de acesso aos questionários foram encaminhados pelo TCE aos gestores municipais, através do sistema SAGRES.

A aplicação do IEGM, ciclo 2019, é normatizada pelo Ato Deliberativo nº 925 do TCE/SE. Esta iniciativa faz parte da adesão do Tribunal ao Acordo de Cooperação Técnica e Operacional n° 001/2016, junto ao Instituto Rui Barbosa (IRB), que dispõe sobre o estabelecimento da Rede Nacional de Indicadores Públicos (REDE INDICON), cuja finalidade é compartilhar instrumentos de medição do desempenho da gestão pública, por meio de um indicador padrão, que é o IEGM.

Os jurisdicionados devem se atentar ao prazo final, visto que o sistema recebe os questionários até às 23h59min do dia 30 de abril. Será passível à aplicação de multa de até R$ 62.033,61, a ser executada diretamente para o gestor do município, a omissão, descumprimento ou atraso no preenchimento dos questionários no envio do Certificado de Validação, da Tabela de Ações e Programas e da documentação necessária à validação mínima estabelecida pelo IRB, dentro do prazo limite estipulado. O preenchimento incompleto dos questionários equivale ao não preenchimento dos mesmos.

Orientação

Enquanto o prazo não se encerra, a equipe do TCE/SE continua orientando os jurisdicionados nas possíveis dúvidas, através do e-mail: iegm@tce.se.gov.br, pelos números (79) 3216-4661 ou (79) 3216-4549. O horário de atendimento é das 7h às 13 horas. Antes de escolher estas opções, vale a verificação se a dúvida já é atendida na seção FAQ dentro da página do IEGM no portal do Tribunal.

Finalizada esta fase de preenchimento dos formulários, o Instituto Rui Barbosa informará os quesitos que serão validados e o restante do questionário será validado pelos técnicos da Corte de Contas nas suas respectivas áreas. 

A implantação do IEGM permitirá tanto ao Tribunal de Contas, quanto aos municípios jurisdicionados, medir e acompanhar o desenvolvimento da gestão pública e instrumentalizar o controle social, ratificando o objetivo estratégico de contribuir para o aperfeiçoamento da administração pública.

O IEGM proporciona instrumentos para avaliar sete das principais dimensões de políticas públicas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação, permitindo a auto-avaliação dos jurisdicionados nessas importantes áreas de gestão.
​​