​​​​

TCE e Prefeitura de Amparo de São Francisco firmam TAG na área da Saúde

​O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) celebrou um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com a prefeitura de Amparo de São Francisco na manhã desta sexta-feira, 3. O acordo teve o objetivo de resolver inconformidades no Programa de Atenção Básica em Saúde.

​Assinado pelo conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza e pelo prefeito de Amparo, Franklin Freire, o documento apresentou cláusulas com mudanças e prazos para melhorias de problemas identificados por auditoria operacional do TCE na área.

De acordo com o prefeito, o TCE ofereceu uma oportunidade de corrigir falhas no município de uma maneira mais célere e com orientação do Tribunal.

“Sempre importante o contato com o Tribunal de Contas, principalmente, quando esse trabalho vem da união de trabalhos do setor que fiscaliza com o setor que executa. Quando os dois começam a falar a mesma língua quem ganha é a população, o serviço prestado ganha mais qualidade e conseguimos executar com mais eficiência. Sempre fui parceiro do Tribunal, sempre procurei o TCE para questões necessárias ao município, sou a favor de sentar, discutir e buscar caminhos pensando no melhor pra população. Os prazos estabelecidos estão dentro de possibilidades reais de cumprimento”, explicou.

cedcccba-94c9-4f6d-99d9-1a0206fdc232.jpg

Na reunião, foi determinado prazo de 30 dias corridos para apresentação de um plano de ações para cumprimento dos itens do TAG. Para a execução de todo o plano, a prefeitura terá o prazo de mais 60 dias corridos.

Dentre os itens apresentados, destacam-se o funcionamento adequado das Unidades Básicas de Saúde; disponibilização de equipamentos básicos, conforme o checklist do Ministério da Saúde; capacitação de equipes da Secretaria Municipal de Saúde; detecção precoce de câncer e de doenças infectocontagiosas; e ampliação da cobertura vacinal. O descumprimento das exigências acordadas, o gestor será autuado e poderá pagar multa.
​​