O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) firmou parceria com os conselhos Regional (CRA-SE) e Federal de Administração (CFA) para realização de workshop de administração pública, destinado a qualificar profissionais de administração e gestores. Durante reunião nesta terça-feira, 6, foi estabelecido que o evento acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro.
Estiveram presentes no encontro a diretora Técnica do TCE, Patricia Verônica Sobral, e a diretora Administrativa e Financeira, Ana Cristina Guimarães, além dos conselheiros do CRA-SE e do CFA, Sydney Vasconcelos e Fábio Mendes, respectivamente.
A realização do workshop de administração pública tem o objetivo de qualificar os presentes na utilização dos dados advindos do Índice de Governança Municipal (IGM) e do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM). O primeiro trabalha com dados de todos os municípios brasileiros, já o segundo, com dados de municípios sergipanos, mas ambos têm como objetivo a obtenção do retrato dos municípios, com números que auxiliam o desenvolvimento de políticas públicas municipais.
“Esta primeira reunião teve como foco realizar uma parceria dos conselhos Federal e Regional de Administração de Sergipe com o TCE/SE para realizarmos um evento, com vistas a fortalecer a gestão pública dos municípios do Estado de Sergipe. Nesse evento, serão abordados aspectos de fiscalização e finanças, apresentando indicadores e variáveis obtidos pelos IEGM e IGM, que fornecem ferramentas necessárias para um melhor diagnóstico, de forma comparativa, dos gastos públicos municipais”, explicou Patrícia Verônica.
De acordo com o conselheiro do CFA, o IGM efetua um diagnóstico da administração pública e pode ser trabalhado em parceria com o IEGM, como forma de complementar as informações da ferramenta.
“Mapeamos os 5570 municípios brasileiros em três dimensões: gestão, finanças e desempenho – e estas em 13 variáveis e 29 indicadores. A parceria com o TCE de Sergipe, na forma desse workshop, vai possibilitar que prefeitos, vereadores e a sociedade como um todo, possam conhecer essa ferramenta eficiente que nos traz uma demonstração efetiva dos municípios. Os TCEs promovem o IEGM, que trabalha com dados primários, e nós com dados nacionais consolidados; estas são duas ferramentas de grande auxílio na administração pública municipal”, detalhou Mendes.
Também participaram da reunião os assessores de planejamento do TCE, Adenilde Silvestre e Wallace Lessa; e o membro do CRA-SE, Fabrízio Silvestre